Você já fez sua reflexão anual?

Última semana do ano. Seu planejamento para 2016 já está pronto, todas as suas atividades estão organizadas e você aproveita a pausa da última semana de 2015 para relaxar ao lado da família, dos amigos e tirar uns dias de descanso. Que tal aproveitar um pequeno momento nesta pausa da rotina para refletir sobre tudo que realmente aconteceu no ano que está se encerrando?

Por mais que você acredite já ter revisto tudo que era necessário durante o planejamento anual (isso se você estiver entre os felizardos que conseguiram sobreviver à todas as tempestades de 2015 e manteve-se, de fato, em dia com o planejamento), sempre ficam pequenos detalhes, essências mínimas que merecem uma reflexão pessoal mais profunda. É o momento de pensar em você, de revisar o seu comportamento, suas ações, iniciativas, decisões, metas, sonhos e desejos.

Passamos a maior parte de nossa vida pagando o preço de um mercado selvagem, feroz e altamente competitivo, em que não há tempo para repensar aquilo que deveria ser nossa prioridade número um: o seu "eu", o seu "você no mundo".

Como você espera atingir suas metas em 2016 se não fez sua faxina interna? Como pretende alavancar novas oportunidades de negócios se ainda não se desvinculou completamente de projetos malsucedidos ou que o desagradaram em 2015? E, acima de tudo, como espera continuar projetando os benefícios de seu trabalho e dedicação se você não tem tempo de celebrar suas conquistas?

São algumas perguntas que nos fazem pensar e refletir para onde estamos indo, certo?

Agora me diga: para onde você está indo em 2016? Qual é o seu objetivo pessoal?

Você já se pegou pensando em algum momento sobre a pessoa que se tornou recentemente? E mais ainda, já chegou à conclusão que gostava mais de quem você era há 05 ou 10 anos atrás?

Pois respire fundo e fique tranquilo. Você não é o único.

É comum termos momentos como esse quando a vida começa a impor cobranças em todos os setores. E inevitavelmente essas cobranças se tornam mais duras a cada ano que passa. Mas existe só um culpado por isso: você.

É triste, eu sei, mas é verdade. A questão é que nós somos o nosso maior inimigo. Somos, rotineiramente, burladores da nossa própria felicidade. Nos sabotamos todos os dias sem prestar a menor atenção, da coisa mais simples como um chocolate fora da dieta até a oportunidade profissional perdida por falta de inteligência e controle emocional.

Mas quando um ciclo anual se fecha, de certa forma fica mais fácil fazer uma retrospectiva pontual e entender quais foram os pontos positivos e negativos, os erros e acertos, os prós e contras do período para, então, entender o que precisa ser mudado e como fazer isso.

Com a retrospectiva em mãos, você começa então a sua reflexão e planejamento pessoal. E o roteiro inicial é básico de tudo: "Onde estou? Onde quero chegar? Como vou chegar lá?".

Mesmo assim, eu vou te ajudar. Com essa lista de 10 passos para reflexão e planejamento pessoal você pode organizar melhor suas ideias e ter um ponto de partida. Mas não se limite à ela! Apenas utilize-a como base para iniciar sua tarefa de transformação em 2016.

  • Como está a sua vida neste momento? Onde acertei? Onde errei? O que eu poderia ter feito diferente? E como poderia ter feito?

  • Como você acredita que sua vida deveria estar em cada setor? O que te impede de chegar lá?

  • Identifique pendências, dificuldades, obstáculos, bloqueios. E encontre soluções!

  • Desfazedores de planos: defina como você pode livrar-se deles.

  • Como você usa seu tempo? Como poderá organizá-lo para viver melhor?

  • Defina suas prioridades.

  • Crie instrumentos para proporcionar mudanças, manter o que existe e ampliar seu horizonte.

  • Separe o que são sonhos e o que são metas.

  • Como você vai cuidar da sua saúde e dar atenção às pessoas que quer bem?

  • Junte o que você mais gostava sobre quem você era no passado com o que você mais gosta em si hoje e crie o seu "eu" ideal para começar a sua mudança emocional.

DICA MUITO IMPORTANTE!

Anote suas metas pessoais em um papel. Essa é uma forma de materializar seu compromisso e torná-lo real. Você pode elencar alguns itens e deixar seu "planejamento de metas" (Lembra como isso mudou a vida de Jerry Maguire no filme?) em um local pelo qual passe sempre, para ficar à vista e te lembrar a cada dia do seu compromisso com você mesmo.

Outra coisa bacana que você pode tentar é criar duas colunas para suas metas - MINHAS METAS e MINHAS CONQUISTAS - e escrever cada uma delas em post-its para que possa mudá-las da coluna "Minhas Metas" para a coluna "Minhas Conquistas" e acompanhar sua evolução durante o ano. Além de ser um excelente estímulo, ver entre suas realizações alguns itens que eram metas e se tornaram reais poderá lembrá-lo de nunca regredir e manter-se sempre firme em seu propósito pessoal.

Seguindo esses passos você terá uma vida mais leve, saudável e seu planejamento profissional será ainda mais bem-sucedido do que você imaginava.

"Ah, mas e a tal crise que me metralhou o ano inteiro e você deixou de fora da reflexão, Letícia? Como isso entra nessa história?"

Crise? Sim, ela existe. Mas você pode transformá-la em oportunidade sim!

É inegável que existe uma crise no país. Aliás, não existe uma crise, existem várias! Na economia, política, saúde, indústria, construção, relações internacionais, terrorismo, desastre ambiental, enchentes, falta de água... pode escolher. 2015 veio pra mostrar que ninguém - NINGUÉM! - está isento dos efeitos de uma crise nacional.

Esse ano não ofereceu privilégios. De auxiliar a CEO, muitos profissionais vieram sua estabilidade desabar e voltarem para o mercado dos disponíveis em cadeiras iguais, sem distinção de sexo, raça, ideologia, classe ou religião. A diferença é que enquanto alguns resolveram sentar, chorar e esperar uma nova oportunidade bater à porta, outros inovaram e fizeram acontecer. Foram eles que saíram de porta em porta, sem medo de arriscar, sem julgamentos e sem preconceitos. E foram eles que venceram batalhas admiradas pelos que continuaram sentados, lamentando e reclamando.

Então se você se tornou uma vítima da crise em 2015, faça com que 2016 seja o ano da virada. Dê a volta por cima! Estabeleça suas metas, prepare um bom planejamento e vá à luta! E nem pense em começar com a ladainha de que é preciso grana e você não tem... Os melhores negócios surgem das ideias mais simples a custo zero e tendem a se tornar os mais rentáveis do mercado.

Outra dica importante: acione seus contatos, crie parcerias. Estamos vivendo a era do trabalho independente, em que a relação empresa-funcionário tende a ser substituída gradativamente por escala de parceiros por projetos. Você pode até achar surreal, mas já é sim uma realidade para muitos profissionais. Então que tal testá-la? Pode ser uma saída econômica, dinâmica e funcional para sua nova empreitada.

E se você teve a felicidade de sair ileso da crise em 2015, não se acomode por isso. Crises existem a todo momento e este ano apenas tratou de unir várias ao mesmo tempo, mas elas nos perseguem a vida toda. Por isso, a zona de conforto pode ser nosso maior inimigo. Dedique-se sim ao seu trabalho habitual, mas tenha a mente aberta a oportunidades. Um projeto paralelo pode se tornar a sua fonte de renda principal quando você se aposentar.

E o que esperar?

Primeiro é importante dizer que esperar pode ser uma armadilha. Corra atrás, vá à luta! Mas prepare-se antes sempre! Reúna todas as estratégias possíveis e saiba para onde está indo.

Com isso em mente, você já sabe que esperar pelo sucesso é a sua meta básica, correto? É claro para todo brasileiro que 2016 ainda será um ano bastante instável com o desenrolar de toda a nossa recente história política e econômica. Então o cenário ainda não será dos melhores, como o que vivemos nos últimos 05 ou 06 anos. No entanto, existem perspectivas de melhorias naturais e você deve estar preparado para as oportunidades que se formarão inesperadamente em seu caminho.

Para isso é importante acompanhar o que acontece no Brasil e no mundo. Leia sobre economia, veja o jornal de sua preferência na tv, acesse a primeira página de notícias que vier na sua tela. Não importa como, mas fique por dentro! É chato? No começo sim. Mas depois que você passa a entender como aquela informação pode te ajudar (e o que não falta é informação hoje em dia!!!), as coisas se tornam muito mais interessantes e, às vezes, até mesmo viciantes.

Lembre-se também que você deve esperar uma concorrência ainda mais forte. Tem muita gente querendo se destacar e você precisa ser mais do que apenas um na multidão. As habilidades que o fizeram admirável em seu antigo trabalho não servem mais nesta arena. Faça acontecer!

Mas antes de sair por aí arriscando qualquer coisa sem pensar, volte ao tema de nosso post de hoje e faça sua reflexão. O planejamento pessoal é a chave para o seu sucesso. Todas as suas ações devem ser norteadas pelo que você definiu nesse momento. Apenas esteja aberto para alterações, pois mudanças podem acontecer! Então...

Abrace a mudança

Fato comprovado: o ser humano é naturalmente resistente a mudanças. "NÃO TENHA MEDO DE MUDANÇA!!!". Ela pode sim ser (e provavelmente será) sua melhor amiga. Conheço muita gente que encontrou a felicidade quando parou de brigar com a mudança.

Por mais metódico, sistemático, rotineiro ou louco que você seja, permita-se abraçar a mudança. Antes de sair por aí surtando com uma alteração em seus planos e objetivos, analise a situação com um olhar mais neutro, como se estivesse de fora do contexto, e permita-se analisar o que de bom pode sair dali. Se achar mais fácil, crie uma lista de prós e contras! Sempre funciona, mas desde que você esteja aberto a ver o outro lado.

Com essa possibilidade em mente, suas frustrações desaparecem e você passa a ver problemas como oportunidades, se tornando um multiplicador de soluções. Aí sabe aquele lance das habilidades e diferenciais de destaque? Pronto, mais um item do check list resolvido ;)

Pé na estrada!

Lição de casa feita, gora é só tirar um tempinho essa semana, começar a sua reflexão e planejamento pessoal e tomar as rédeas da sua vida.

Receba 2016 de braços abertos para grandes realizações, doses extras de sucesso e muita energia positiva a cada nova conquista. Encare os desafios de frente e seja grato por cada pequeno detalhe, pois eles fazem a diferença em sua jornada. Compartilhe alegria e felicidade com o próximo, cuide da sua saúde e busque a paz interior. Seja ousado e nunca perca a fé no que acredita. Mas acima de tudo... realize! Você é o único responsável por sua felicidade e pode ajudar a construir um amanhã melhor. Feliz ano novo! ;)

Assine o Blog!

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Tags

© Letícia Spinardi

  • LinkedIn - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • Blogger - White Circle