Revisitando as tendências do marketing digital para 2019


O mundo gira sempre acelerado, mas algumas vezes é preciso parar, respirar e fazer um retorno às origens para continuar inovando. Essa foi a principal mensagem do RD Summit 2018 e que hoje vamos revisitar, porque é sempre é tempo para planejar tendências.


Por mais que o ser humano seja dotado com a incrível capacidade de aprender e se desenvolver de forma independente, temos a necessidade natural de interagir e nos relacionar, de viver experiências marcantes que nos permitam energizar não apenas o conhecimento, mas a sede de fazer acontecer. E no mercado a mesma lógica se aplica: como profissionais, podemos evoluir sozinhos. Mas a troca, o compartilhamento e o relacionamento deram origem a uma palavra mágica e poderosa: networking. 


É por isso que nem mesmo a era digital consegue derrubar uma prática milenar que muda apenas de formato a cada nora era: os eventos. Quando todos imaginavam que a internet poderia mudar o conceito de relacionamento interpessoal, ela na verdade se tornou um motor para torna-lo ainda mais essencial, já que passamos a maior parte do nosso dia a dia conectados digitalmente, cobertos por uma montanha de atividades (que aumentaram com a tecnologia e automatização dos processos) e sem tempo para trocar conhecimentos que antes eram tão triviais. 


E se tem alguém que souber entender e aproveitar muito bem essa necessidade foi a Resultados Digitais. Hoje reconhecida como uma das maiores referências em marketing digital no Brasil, a empresa começou uma iniciativa em 2012 para reunir profissionais do setor que sofriam as mesmas dificuldades e criou um nicho único de expansão e compartilhamento do conhecimento sobre técnicas do setor, tecnologia, inovações e melhores práticas. E em apenas seis anos alcançou patamares surpreendentes.


Hoje comanda o maior evento de marketing digital e vendas da América Latina. E não é para menos. A edição deste ano reuniu mais de 11 mil participantes, 150 palestrantes divididos em 11 trilhas paralelas e 100 expositores reunidos no Centro Sul de Florianópolis durante três dias intensos de evento, que incluiu ainda o tradicional, famoso e tão esperado happy hour de integração a beira mar em cada final de expediente. No palco nomes como Ricardo Amorim, Martha Gabriel, Marcelo Tas, Tim Ash, Yvone Cagle, Robert Cialdini, Jacco VanderKooij, Gloria Maria, Fabio Ricotta, Marie Haynes, Fernando Kimura e especialistas do setor.


Essa foi a minha quarta no RD Summit e a cada edição vemos a máquina de crescimento desenhada por Eric Santos ganhar contornos maiores. Como parceiros da Resultados Digitais, tenho orgulho de pertencer a este movimento e sabemos que é parte da nossa responsabilidade expandi-lo. E taí algo que a gente faz todos os dias com o maior prazer. Em cada projeto atendido pelo time, aproveitamos os conhecimentos absorvidos no evento e ao longo de todo processo de parceria constante com a RD para imprimir maiores oportunidades de sucesso e grandes resultados aos nossos clientes. 


Eu ainda me lembro com perfeição da minha primeira participação no RD Summit em 2015. Não à toa o evento se tornou conhecido como a Disneylandia do Marketing Digital. Era como entrar em um mundo novo e ser lançada em alta velocidade para um universo paralelo que tira você totalmente da zona de conforto e abre uma insaciável sede por querer acompanhar de perto todas as novas tendências. E aquilo me fez perceber o quanto era importante ter esse momento anual para pausar um instante a loucura cotidiana e refletir sobre o que aconteceu e o que o futuro nos reserva. Essa prática é essencial para o nosso crescimento como pessoas e como profissionais. Fora a carga de energia que isso agrega para trazer maior motivação e vontade de fazer acontecer. Coisa que só quem participa do evento consegue entender de verdade.


E tem um outro fator que o evento representa melhor do que qualquer dado do setor: o crescimento do mercado de marketing digital. Em minha primeira participação lá em 2015, eram 5 mil participantes. Quatro anos depois, 2018, minha quarta edição: 11 mil participantes. Mais que o dobro. Pois é nessa mesma velocidade que o mercado de marketing digital no Brasil vem se adequando às tendências. 


Quem acompanha desde sempre, tem a larga vantagem de estar mais preparado. E quem percebeu que não adotar a inovação era abraçar a morte iminente finalmente está abrindo os olhos para o futuro. Para nós isso é ótimo! Quanto mais os profissionais e clientes se especializam e entendem essa importância, mais conseguimos criar um mercado mais qualificado e repleto de benefícios para todos.


Até mesmo o conceito de concorrência vem – finalmente! – sendo transformado com esse movimento. Muitas agências estão deixando de lado as barreiras e medos para entender que a parceria e a união são muito melhores. Há espaço para todo mundo crescer e quanto mais a gente se ajuda, mais podemos evoluir e construir juntos.


Entre as agências que são parceiras da RD a prática da troca de conhecimento já é uma realidade comum. De pontos mais simples como técnicas e boas práticas à estratégia de negócio, as divisórias foram substituídas por peças de um quebra cabeça. Juntas elas compõem a ideia de um mercado mais dinâmico e bem preparado.


E se a cada edição a Resultados Digitais prepara uma mensagem central para o público, a deste ano conseguiu captar com maestria a essência contemporânea vivenciada por 9 em cada 10 profissionais de qualquer área do mercado: algumas vezes é preciso parar e retornar às origens para planejar o próximo passo. Mensagem que o mestre de cerimônias Murilo Gun conseguiu encapsular muito bem ao comparar essa lógica com a teoria de evolução das espécies.

“Precisamos recuperar nossa capacidade de imaginar para sobreviver. Dominar os padrões”.

A essência do evento focou sobretudo em entender cada vez melhor as emoções humanas, personificar suas ações, usar a tecnologia a seu favor e agir para construir um mundo melhor. Ganhar dinheiro será uma consequência dessa equação. O Oscar Ferreira abordou isso de modo muito bacana aqui neste artigo.


Seria praticamente impossível reunir de forma justa tudo que pudemos absorver durante esses três dias incríveis. Mas a gente tenta, porque compartilhar é parte essencial desse processo! Por isso eu listei alguns dos principais insights e tendências do marketing digital discutidos no evento e publiquei neste post no blog. Espia :



Assine o Blog!

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Tags

© Letícia Spinardi

  • LinkedIn - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • Blogger - White Circle